Micro introdução, Interface Homem Computador (HCI / IHC)

Publicado: 16/07/2009 em Interface Homem Computador

A interface Homem computador conhecida também pela sigla HCI do inglês (Human Computar Interaction), é uma área multidisciplinar que envolve estudo de computação, psicologia, fatores humanos, liguísticos dentre outos. O estudo de HCI tem o objetivo de entender como se da a interação entre homem e máquina e criar melhores maneiras ou interfaces no intuito de melhorar essa interação.

O homem usa seus sentidos para manter contato com o mundo, aprender, alterar o que está a sua volta e etc. A idéia é usarmos tais sentidos da melhor maneira possível, para que a interação entre o ser humano e a máquina se torne cada vez mais intuitiva.

“HCI é o grupo de processos, diálogos e ações através do qual um usuário humano emprega e interage com um computador”. (Baecker & Buxton, 1987) apud Hiratsuka, 1996.

“O HCI se refere ao projeto de sistemas computacionais que auxiliam as pessoas na realização de suas tarefas com produtividade e segurança. Ele tem um importante papel no projeto e no desenvolvimento de todos os tipos de sistemas, como, por exemplo, no controle de tráfego aéreo, no processamento nuclear, onde a segurança é fundamental; nos aplicativos de escritório, onde produtividade e satisfação no trabalho são importantes; e em jogos de computadores que devem ser excitantes, atraentes e cativar a imaginação dos usuários” (Preece, 1994) apud Hiratsuka, 1996.

É importante resaltar aqui também que há uma diferenciação entre interação e interface, interação inclui vários aspectos nos quais o usuário necessitará interagir para desempenhar sua tarefa, está incluso nesse contexto o layout do escritório, a prática de trabalho e o meio ambiente. A interface diz respeito ao sistema no qual o usário terá contato direto por meio do plano físico, perceptivo e cognitivo (Maddix, 1990) apud Hiratsuka, 1996 .

Focando na interface, conseguimos perceber as similaridades que os aplicativos possuem em um determinado sistema operacional, como a barra de titulo com seus três botões de controle (minimizar, restaura/maximinizar e fechar). Tais aspectos tornam o uso dos sistema mais amigável na medida em que o usuário ganha experiêcia na utilização do computador.

Com isso eu findo meu esboço do que vem a ser interface homem computador, nos próximos meses espero adquirir conhecimento suficiente para incrementar esse artigo, agora é esperar para “sugar” o conhecimento do Mestre Fabiano Fagundes e odara para todos os que se aventurarão nessa matéria.

Bibliografia (sejam felizes usem um buscador):

Hiratsuka, 1996, Florianópolis
http://www.eps.ufsc.br/disserta96/tei/index/index.htm#sumario

Revista Espaço Acadêmico, numero 25, 2003
http://www.espacoacademico.com.br/025/25amsf.htm

Teorias de Interação Homem Computador
http://www.usabilidoido.com.br/teorias_de_interacao_humano-computador.html

About these ads
comentários
  1. Leafarneo disse:

    "[…]nos próximos seis mêses espero adquirir conhecimento suficiente[…]"
    comigo são dois com essa vontade meu colega de 0 e 1.

    p.s.: o que é liquisticos (primeiro paragrafo)?

  2. Thiago Amorim disse:

    ops, problemas com a revisão, mas já foi corrigido, obrigado pelo aviso. na verdade a palavra é linguísticos=Relativo a lingua ou a linguística.

    valeu.

  3. 1.Sobre como seriam os procedimentos de interação para um celular de pulso. Quais seriam as dificuldades, facilidades, modos de interação e de uso do equipamento se apenas uma das mãos pudesse ser utilizada.

    2.Faça uma pesquisa e descubra quais outros profissionais podem ser identificados na área que permeia IHC, usabilidade, AI, Design e outros relacionados.
    3.Como nasce a área de IHC e quais são as figuras importantes (os profissionais e áreas relacionadas) associadas a sua estabilização?
    4.Defina quem é o projetista de interação e qual sua relação entre o engenheiro de software. Qual analogia pode ser definida com a engenharia civil e a arquitetura.
    5.Quais são as diferenças entre interface e interação?
    6.Quais tipos de interfaces podem ser identificados em dispositivos que permitam a interação?
    7.Quais profissionais atuais podem ser identificados decorrentes das demandas de IHC?
    8.O quê são interface lógica e interface física?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s