Oportunidades em vista…Realmente tenho que aguentar… PJFRM!!!

Publicado: 23/10/2008 em Outros

UE quer ‘blue card’ para imigrante qualificado

O Globo

BRUXELAS – O Conselho de Ministros da União Européia (UE) chegou na quarta-feira a um princípio de acordo para a criação de um cartão azul (blue card) destinado a atrair imigrantes altamente qualificados e competir com o green card americano, documento que permite morar e trabalhar legalmente nos EUA. Os ministros de Justiça e Interior da UE fecharam os principais elementos desta iniciativa, mas ainda falta definir a data de entrada em vigor, que deve ser em meados de 2011. A proposta também precisará ser aprovada pelos 27 países do bloco ( Você pensa em se candidatar ao ‘Blue Card’? ).

O blue card oferece vantagens legais e práticas aos imigrantes mais capacitados procedentes de países de fora do bloco, que atualmente preferem ir para os EUA ou o Canadá. O novo esquema oferece aos candidatos uma via rápida para obter vistos de trabalho, facilidades para mudar de emprego na União Européia, receber seus familiares, ter acesso a moradias públicas, além de facilidades para obter o visto de permanência definitiva.

Para conseguir um blue card, o candidato precisará ter contrato de trabalho de pelo menos um ano na UE, recebendo mais que o triplo do salário mínimo local, além de seguro-saúde.

A UE como um todo parece não ser considerada atraente por profissionais altamente qualificados num contexto de competição internacional altíssima

“A UE como um todo parece não ser considerada atraente por profissionais altamente qualificados num contexto de competição internacional altíssima. A proposta do blue card tem como objetivo mudar essa realidade”, disse em nota o Conselho de Ministros da União Européia.

A proposta é que o estrangeiro com um blue card seja tratado como os cidadãos da UE no que diz respeito a benefícios fiscais, assistência social e pagamento de pensões quando se transferir a outro país. O cartão, no entanto, poderá ser cancelado caso o detentor perca o emprego e passe mais de três meses desocupado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s