Red Hat e Microsoft fecham acordo de cooperação

Publicado: 18/02/2009 em Software livre, Tecnologia

Red Hat e Microsoft vão cooperar na área de suporte técnico para virtualização de servidores. Clientes que virtualizem o Windows® Server sobre o Red Hat Enterprise Linux, terão suporte cooperado da Red Hat e da Microsoft para o sistema virtualizado. Como parte do acordo, a Red Hat passou a fazer parte do “Server Virtualization Validation Program” da Microsoft. Em contrapartida, a Microsoft tornou-se parceira oficial da Red Hat para interoperabilidade e suporte à virtualização, e — terminado o processo de homologação — entrará para a lista de parceiros cujo hardware é certificado para Red Hat (a “Red Hat Hardware Certification List”).

Ambas as empresas fizeram questão de ressaltar que a parceria não tem a mesma abrangência do acordo de cooperação entre a Microsoft e a Novell, que vai mais longe que a simples questão da interoperabilidade, contemplando também desenvolvimento conjunto e proteção a clientes no caso de processos por infração de patentes que venham a ocorrer entre as duas empresas.

Segundo a Microsoft, a Red Hat permanece um concorrente na área de plataformas operacionais, apesar do acordo de suporte. Os contratos ora firmados não contemplam questões de licença nem de patentes de software, tampouco de propriedade intelectual. Além disso, ambas as empresas declararam que a cooperação não tem nenhum “efeito colateral” sobre acordos já realizados com a VMware.

O primeiro passo para a operacionalização da parceria é a fase de homolagação de suas respectivas plataformas operacionais, que deverá ser realizada no curso de 2009. Mais informações a respeito da parceria estão disponíveis tanto no site da Red Hat quanto no da Microsoft.

http://www.linuxnewmedia.com.br/lm/noticia/red_hat_e_microsoft_fecham_acordo_de_cooperacaeo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s