Avenida Zumbi dos Palmares!

Publicado: 09/04/2009 em Sociedade

Tramita nas discussões e na Câmara municipal de Palmas, a proposta de um projeto de lei que muda o nome da Avenida Teotônio Segurado para Avenida Governador Siqueira Campos. O bafafá em torno disso divide opiniões e vem sendo uma pedra no sapato de alguns que acharam que todos os vereadores iriam cordialmente votar a favor.

Me indignei com a proposta. mas vamos lá! O que nos leva a colocarmos nomes de pessoas em avenidas, ruas, praças, ongs, etc? A trajetória de luta e contribuição daquela pessoa para com a sociedade. Para celebrar a memória então se faz a homenagem. De norte a sul do país isso é moda, pois na base de nossa história muitos deram até a vida pra salvar muitas outras em prol de lutas sociais.

Mudar de Teotônio Segurado para Siqueira Campor porque? Homenagear algúem ainda vivo, seja qual for sua luta… é estranho! Soa como um projeto do nada para lugar algum. Tudo isso pra não esquecer quem foi Siqueira e tudo o que ele desbravou pelo Tocantins e por Palmas. Ele já é polêmico o bastante para não esquecermos os tempos ditatoriais que ele implantou no Estado.

O companheiro vereador Bismarque do movimento diz que não vota a favor. Em seus argumentos percebe-se uma preocupação real em preservar a história e homenagear de fato, alguém histórico. Ele sugeriu que a avenida se chame então: Zumbi dos Palmares! Sobre essa sugestão do nobre vereador, ninguém nada comentou. Querem apenas é julgar se ele tá sendo companheiro u não com o prefeito do qual ele é líder de bancada.

Mas o vereador quando sugere isso não joga palavras ao vento, ele mexe na ferida que ainda dói para muitos! Não tirando o mérito do ex-governador Siqueira Campos, mas vamos pensar num ponto de vista sociológico: Zumbi dos palmares foi homem de uma luta que ainda hoje, nós do movimento negro buscamos. A luta pela igualdade, pelos direitos respeitados.

Porque não avançar em políticas públicas, dando um passo de elefante rumo á visibilidade da luta do povo negro. Essa discussão trouxe á tona essa representatividade que fata a nós, negros 65% da população palmense. Vamos discutir ou tapar o sol com a peneira que é o jeito mais comum do poder público encarar as demandas e as lutas do povo negro.

Avenida Zumbi dos Palmares será marcada por luta. Homenageará e incentivará a igualdade racial tão buscada por nós. Vamos reduzir essa estimativa de 15 anos para que cheguemos á igualdade!

Dê sua opinião em : http://www.negroemdebate.blogspot.com

Maria José Cotrim

Anúncios
comentários
  1. Leafarneo disse:

    bem sou contra a mudança de nome, parece o raul(ele nao tem moral pra ser escrito em maiusculo) quer… bajular o siqueira (outro sem moral pra mim) pensando se ele um dia voltar receber apoio.
    Na questao de Zumbi dos Palmares eu entendo, mas, desculpe por nao saber mais, que poderia algum tocantinense que lutou pela igualdade racial?
    mas gostei da ideia do bismarque e a de Maria José cotrin.

    —-

    p.s. escrevi bem? acha que eu passo na materia da PARCILENE (viu, o nome dela eu escrevo todo em maiusculo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s