“Para bom entendedor meia palavra basta”?

Publicado: 21/08/2009 em Literatura
Tags:,

O escritor José Saramago, prêmio nobel de literatura e agora blogueiro, http://caderno.josesaramago.org , em entrevista ao globo, fez uma declaração que deixou muitos twitteiro e blogueiros irritados.

Na entrevista o escritor português chegou a fazer a seguinte declaração sobre microblogs , “Nem sequer é para mim uma tentação de neófito. Os tais 140 caracteres refletem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido”.

Pode-se entender a frase do escritor da seguinte forma, “de degrau em degrau vamos decaindo até acabarmos no grunhido.” . Para não precisardes procurar um dicionário, grunhido é aquele barulho que os porcos fazem, ou se preferir o ronco de porco.

De certa forma se considerarmos a forma ou modelo de evolução das línguas, a tendencia é falar mais com menos. Por exemplo, a palavra vossemecê quase ninguém conhece, pois foi substituída pela palavra você e há no brasil quem diga apenas “c”. Em outros idiomas como o inglês as contrações transformam textos em pequenas frases, por exemplo “hi is not” é o mesmo que hi’isnt.

Portanto de certa forma Saramago prevê algo que já acontece a muito tempo, a língua está em constante evolução e o ser humano tende a se comunicar de forma o mais eficiente possível. Mas quanto ao dizer que vamos acabar grunhindo talvez seja apenas força de expressão, sendo assim acabaria considerando algo válido, caso contrário é um equívoco da parte do escritor.

Thiago Santos de Amorim

Anúncios
comentários
  1. Leafarneo disse:

    e para um bom twittador 140 caracteres bastam

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s