O Problema das Nuvens, dica para não perder seus dados.

Publicado: 13/10/2009 em Tecnologia
Tags:, , ,

raio_incrivel_08-15-2008

Enviar informações para servidores na internet, ter acesso aos dados enviados de qualquer lugar do mundo é uma facilidade que a dita nuvem trouxe para todos. Até que ponto é interessante ter suas informações guardadas em um servidor na web? E os servidores gratuitos que não nos dão garantia dos dados armazenados?

São inegáveis as vantagens de manter seus dados independentes da sua infra-estrutura interna como; armazenar suas fotos com Flickr ou Picasa, ter seus emails em servidores com capacidade de armazenamento até ilimitado, usar o dropbox ou ubuntu one,para sincronizar seus arquivos , editar e armazenar seus dados usando o conjunto de aplicativos para escritório como o Google docs, OfficeOnline da Microsoft dentre outros.

Porém toda esta facilidade e comodidade podem trazer um transtorno muito grande, caso algo der errado nos servidores onde guardamos nossos dados. O facebook, que é atualmente um dos maiores site de redes sociais do planeta, pode ter perdidos dados de 150 mil usuário informa o jornal o globo nesta reportagem (Falha no facebook pode ter causado perda de dados de 150 mil usuário). No mesmo jornal temos informações de que falhas em servidores causaram perda de dados de celulares, que são gerenciados pela Microsoft. (Falha em servidor da Microsoft causa perda de dados em celulares no EUA.)

Os problemas que estão surgindo, podem ajudar muita gente a ter seus dados preservados em algum outro lugar, mesmo que na própria nuvem. A minha dica é, para os usuários de email: façam duas contas em empresas diferentes como Microsoft(hotmail) e Google(Gmail), use um dos dois como principal e encaminhe toda mensagem de um para o outro, desta forma caso ocorra problema com um dos servidores ainda terás seus emails. Quanto as fotos e arquivos, custa muito pouco copiar os dados em DVD-RW, antes de jogá-los na nuvem.

Thiago Amorim

Anúncios
comentários
  1. Leafarneo disse:

    rarefecundo ensina isso e pronto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s