O crime que pegou (pirataria de programas)

Publicado: 24/01/2010 em Outros

O Crime contra software, mas conhecido como “pirataria”, regido pelo artigo 12 da Lei 9.609/98, que prevê pena de detenção de seis meses a dois anos ou multa, é mais uma lei produzida pelos legisladores do Brasil, que possui tantos infratores que faltariam penitenciarias para tantos “criminosos”.

Usar copia de software sem ter a licença para tanto, mesmo sendo crime, é descumprida diariamente por milhões e milhões de brasileiros. Quadro que tente a se agravar ainda mais, tendo em vista que muitas empresas, no intuito de oferecer computadores a preços mais justos, têm vendido tais equipamentos sem sequer um sistema operacional, forçando aos compradores a solicitar a instalação dos programas pagando apenas a mão de obra.

É bem verdade que já estamos acostumados em manter leis por conveniência ou como dizem por aí, Leis para inglês ver. Mas bem que seria interessante, se fosse produzido um estudo, no intuito de nos informar sobre o impacto da aplicação real desta lei a toda a população. Posso conjecturar que seria algo muito negativo para o desenvolvimento tecnológico do nosso país.

Que atire a primeira pedra quem nunca usou um programa pirata, pois a hipocrisia da legislação está aí, dando margem para apoiar aquele que tentar o fazer. A lei da pirataria ao meu pensar é mais uma a entrar no histórico de leis que não pegou, por motivos não tão obscuros assim.

Thiago Amorim

Anúncios
comentários
  1. leafarneo disse:

    primeiramente não irei jogar pedra em você (:P).

    item “B”: Quem quer ganhar dinheiro com venda de software desanima aqui no Brasil

    numero 3: creio que seja difícil acabar com isso, pois enquanto houver alguem que disponibiliza, haverão pessoas que irão fazer o download pirata já que “tá disponivel e quem pirateou foi ele”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s