(in)segurança pública. Respeito na abordagem policial.

Publicado: 29/03/2010 em (in)Justiça, Literatura, Sociedade
Tags:,

Não é de hoje que, policiais maltratam os cidadãos de todo o Brasil, principalmente os de baixa renda, moradores de favelas e de pequenas cidades no interior, e demais estereotipados.

Parecem usar a máxima, culpado até que se provem o contrário. Para ajudar o cidadãos de bem que deveriam estar sendo protegidos e não coagidos, moradores de Santa Marta, Botafogo / RJ, criaram uma cartilha sobre como deve, e como não deve ser uma abordagem policial.

A cartilha além ter sido redigida com uma linguagem bem popular, tem alguns pontos muito importantes, como “se te chamar de PRETO SAFADO, estará cometendo crime de injúria racial”, a cartilha orienta também que ninguém pode ser tratado como suspeito(a) por causa da cor da sua pele ou da sua origem.

É apontado ainda, como uma pessoa deve se comportar quando chegar a delegacia, e os seus direitos de ficar calado e de ter uma testemunha, além de contar sua versão da história, caso algumas informação seja passada de forma “equivocada”. E o que acredito ser mais importante é que na cartilha mostra também como você pode fazer valer o seu direito.

Eu acredito que todos os brasileiros deveriam saber de todos os seus direitos e lutar para não ser tratado como marginal, por causa de estereótipos criados pela sociedade. Dar segurança a população, abordando, coagindo e prendendo marginais, é esse o papel da policia, não abusando da autoridade que tem para ridicularizar as pessoas e/ou impor medo a sociedade.

Para ler a cartilha clique na imagem acima ou no atalho abaixo.

Clique aqui para baixar a cartilha ABORDAGEM POLICIAL

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s