Livro Ubuntu, guia do iniciante

Publicado: 30/04/2010 em Sociedade, Software livre, Tecnologia
Tags:, , ,

Com a chegada da nova versão do ubuntu (10.04), chega também um guia completo, escrito por Carlos Eduardo do Val, com uma proposta muito interessante, tornar o primeiro impacto dos usuários com o GNU/Linux menos doloroso.

Sabemos que antigamente o GNU/Linux, por ser um sistema de código aberto, trouxe também a ideia de que as pessoas deveria saber lidar com os códigos fontes do sistema, e fazer as alterações que julgasse necessárias, porém com o passar dos tempos viu-se que muitas pessoas querem apenas usar o computador e pronto.

Neste ponto os sistemas proprietários deixavam a desejar, o SO(sistema operacional) da Apple travado com a necessidade do uso do hardware em conjunto com os softwares, o SO da Microsoft, nem sempre deixando o usuário trabalhos com falhar, virus, spywares e etc deixando o sistema instável, são fatores que tem contribuído para a adoção dos programas sobre a GPL (Licença pública geral).

As distribuição GNU/Linux mudaram, e agora possuem um direcionamento a todos os usuários, dos que gostam de letra branca em um fundo preto, e dos que gostam da seta do mouse fazendo acontecer. Entretanto as pessoas ainda tem em mente que o GNU/Linux é para estudantes e profissionais da área, o que ao meu ver é um entrava para o uso dos sistemas livres.

Por isso, acho de suma importância a divulgação do belo trabalho feito por Carlos e alguns colaboradores, de mostrar com um guia, o que um usuário podem fazer com o ubuntu, ou o que o ubuntu pode fazer pelo usuário.

Pegue seu guia, e vamos instalar o ubuntu no próximo InstallFest

Fontes:

ubuntu_guia_do_iniciante

http://orgulhogeek.net/

http://www.ubuntu-br.org/

Anúncios
comentários
  1. leafarneo disse:

    fazendo download e pretendo ir ao #BBQInstallFest \:D/

  2. leafarneo disse:

    apesar de eu não ser um especialista em linux, não gostei dessa afirmação: “Linux é imune a vírus e outras pragas virtuais criadas para atingir os indefesos usuários Windows”. mas é claro, não sou especialista, mas também não gosto desse tipo de afirmação.

    Depois de pesquisas eu vi que existe sim vírus para linux, afirmar que o linux é imune não acho certo, agora afirmar que o linux propicia um ambiente que impeça vírus, ai sim concordo.

    quero deixar claro que não estou sendo contra ou a favor do software livre, mas não acho certo a mistificação de certos conceitos.

    Seja livre escolha o sistema operacional que quiser, mas seja esperto use linux 😉

  3. thiagoamorim disse:

    Na verdade existem mais vírus para GNU/Linux do que eu imaginava, cerca de 863 (http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Linux_computer_viruses), mas isso, considerando que, com as atualizações, foram sanadas e que o MSWindows possui segundo a trendMicro, cerca de 5,5 milhões de ameaças (http://resources.zdnet.co.uk/articles/features/0,1000002000,39440184,00.htm), podemos considerar que o GNU/linux, comparado a outros sistemas, está em uma posição confortável.

    Eu concordo que a afirmação de que o GNU/Linux é imune a vírus não foi muito feliz, mas que este ponto é importante na diferenciação de plataformas, isso temos que dar o braço a torcer.

    Proporcionar um ambiente que impeça vírus é outro ponto importante, mas acredito que a velocidade com que as falhas do sistema são corrigidas, e a rápida evolução do sistema em si, é que deve ter ajudado para se chegar nesta afirmação de imunidade a vírus.

    Do mais valeu pelo comentário inteligente. é vamos participar do BBQInstallFest em Palmas dia 01 de maio.

  4. leafarneo disse:

    Deixar aqui minha aprovação ao tutorial, tem uma linguagem muito boa, deixar o meus parabens ao autor do material e do blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s