É GO, GOOOL, GOOOOOOOOOOOOOOOL!!!(História)

Publicado: 12/05/2010 em GO, Outros, Paradigmas de LP, Sistemas de Informação, Técnico, Tecnologia
Tags:, ,

Com a copa do mundo se aproximando não poderia deixar de fazer esse trocadilho, go (linhagem de programação produzida pelo google) e gooool (bola na rede e Galvão gritando). Na verdade as semelhanças acabam por aqui, vamos estudar um pouco da linguagem de programação GO.

O go começou a ser desenvolvido em 21 de setembro de 2007, por Robert Griesemer, Rob Pike e Ken Thompson, começaram esboçando a as necessidade e objetivos para criação de uma nova linguagem, e tempos depois começaram o desenvolvimento de fato.

Em janeiro de 2008, Ken Thompson começou a trabalhar em um compilador com o qual explorara a ideia, usando este compilador conseguiu gerar códigos tendo a linguagem C como saída.

Dentro de um ano, a linguagem tornou-se um projeto que os ocupava diariamente, e começaram a pensar em criar um compilador para produção. Em maio de 2008, Ian Taylor de forma independente, começou a trabalhar em um front-end para o GCC Go utilizando as especificação do projeto. Russ Cox no final de 2008 se juntou aos demais, os ajudando a transformar o protótipo da linguagem e suas bibliotecas em realidade.

Em 11 de novembro de 2009, o google lançou o GO sobre licença BSD, o que colocou a linguagem como promissora, visto que os projetos de software livre estão em expansão, e com um desenvolvimento cada vez mais rápido.

Segundo o google e os criadores da linguagem, o Go foi criado devido à frustração com as línguas e ambientes de programação de sistemas existentes. Segundo seus criadores, programação tinha-se tornado muito difícil e escolha da linguagem tem boa parte da culpa. Tinha-se que escolher entre compilação eficiente, execução eficiente ou a facilidade de programação, as três opções não estavam disponíveis na mesma linguagem.

Com todas as promessas e tendo como responsável o gigante google, muitos acabam esperando muito desta linguagem e até apostando em seu sucesso, como não poderia deixar de ser, o rarefecundo.com tem que ter um pouco de informação sobre esta novidade.

Fontes:

http://golang.org/

Anúncios
comentários
  1. Leafarneo disse:

    e éeee goooooooooool do goooooooogle!!!!, tá isso foi tosco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s