Um bobo da corte na (pseudo)democracia brasileira

Publicado: 01/10/2010 em Política, Sociedade


As eleições estão em seu estágio final, os políticos já fizeram quase tudo que podiam fazer para conseguir o meu e/ou o seu voto. Em todo o Brasil histórias e estórias de corrupção, traição, roubo e outras falcatruas que estamos acostumados a ouvir dos e sobre os político.

 

Venho neste último momento de eleição deixar gravado algo que inusitadamente aconteceu em nossa democracia, as eleições no Brasil em 2010 foi marcada por uma figura esquecida, mas que teve um papel singular em sua época nos reinos europeus, o bobo da corte.

 

O bobo da corte “divertia o rei e os áulicos. Declamava poesias, dançava, tocava algum instrumento e era o cerimoniário das festas. De maneira geral era inteligente, atrevido e sagaz. Dizia o que o povo gostaria de dizer ao rei e zombava da corte. Com ironia mostrava as duas faces da realidade, revelando as discordâncias íntimas e expondo as ambições do Rei”.

 

Está figura que surge com os slogan “”Vote no Tiririca, pior que tá, não fica” e “Você sabe o que um deputado faz? Vote em mim que eu conto”. Trouxe a figura do bobo da corte para a nossa (pseudo)democracia, pergunto, tem como ficar pior?, você sabe realmente o que um deputado faz?. Infelizmente a maioria responderia não nos dois casos e isso o brasileiro deveria pegar como uma critica, não aos deputados, mas sim a toda população. Afinal fica claro que não estamos satisfeitos com os governantes, mas temos que analisá-los e escolher quem vai ocupar os cargos disponíveis, se não estão fazendo um bom trabalho, vamos melhorar nossos candidatos, para isso precisamos saber o que deve ser melhorado.

 

O tiririca talvez tenha sido o que de melhor ocorreu para a democracia brasileira, o que achei mais interessante foi saber que muitas ações foram movidas contra o candidato mas nenhuma foi levada adiante. Isso pode ser sinal de que não há inverdade do que o mesmo está afirmando ou que fica subtendido em suas perguntas.

 

Sem mais, continuemos analisando e verificando quais as melhores opções para o país, para nosso estado, em fim para nossa sociedade.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s